Prefeitura divulga Plano de Contingência de Itapecerica

Documento foi elaborado pelo Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane) e pela Defesa Civil Municipal, com apoio da Prefeitura
Publicado em: 27 de Maio de 2024 . Última Atualização: 27 de Maio de 2024

O Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane) e a Defesa Civil Municipal elaboraram, com apoio da Prefeitura, o Plano de Contingência de Itapecerica. O plano estabelece as ações de proteção e defesa civil, sendo um documento estratégico que define diretrizes, procedimentos e ações a serem adotadas em caso de ocorrência de desastres como enchentes, deslizamentos de terra, incêndios, tempestades, entre outros eventos adversos que possam colocar em risco a segurança e o bem-estar da população.

O objetivo principal do plano é proteger a vida humana e animal, preservar o meio ambiente e os bens materiais, reduzindo o impacto e a vulnerabilidade diante de situações emergenciais.

A elaboração do plano conta ainda com a colaboração de outros setores, órgãos, instituições e população, contemplando uma série de etapas que envolvem desde a identificação dos riscos potenciais até a execução de ações de prevenção, resposta e recuperação.

O plano descreve como as pessoas e animais domésticos poderão ser evacuados em evento extremo e as rotas de fuga, que são traçadas levando em consideração o cenário de risco e o mapeamento da população vulnerável. A definição de rotas é necessária para que, no momento de emergência, a população saiba para quais locais deve seguir e quais vias devem ser utilizadas, além dos pontos de encontro, apoio e abrigo. Ou seja, quais as atitudes devem ser tomadas por cada cidadão.

O Plano de Contingência de Itapecerica pode ser acessado aqui.

TAG's: Plano, Contingência, Itapecerica