Revitalização de Centro Cultural garantirá mais acesso à cultura

Espaço estava muito degradado, passando por uma grande reforma
Publicado em: 15 de Julho de 2022 .

O Centro Cultural passou por uma grande reforma, depois de ser encontrado em total estado de degradação pelo prefeito Wirley Reis (Têko) em seu primeiro mandato. "Era entristecedora a situação do imóvel, que em outros tempos fora sinal de desenvolvimento e tradição, um ponto de referência em nossa cidade: o Colégio Imaculada Conceição. Tão logo assumimos a administração municipal, foi iniciada uma grande limpeza do espaço, com a retirada de uma quantidade enorme de lixo, entulho e mato", ressalta Têko.
Tamanho era o abandono e o descaso que a estrutura do prédio estava toda comprometida e o telhado, que estava escorado com vigas de madeira e ameaçava cair, precisava ser refeito, entre outras intervenções necessárias para a recuperação do local. No mesmo ano a Prefeitura iniciou a reforma de parte do telhado, com a troca do engradamento de madeira que estava podre, provocando infiltrações, e a recolocação das telhas.
Em 2019, o prédio do antigo Colégio passou por uma reforma para que pudesse receber os alunos da Escola Municipal Severo Ribeiro durante a grande restauração realizada na unidade de ensino. As obras no Colégio incluíram a reforma de instalações sanitárias, construção de cozinha, adequação e pintura de salas de aula e demais espaços.
Em 2021 foi realizada a revitalização do prédio da Escola de Música Maestro Cesário Mendes e iniciada a tão sonhada reforma do Centro Cultural, que agora está em fase de conclusão. As obras de recuperação total do espaço, desde a infraestrutura até os acabamentos e mobiliário, incluem o teatro, a biblioteca, as salas de exposições e os banheiros, além de adequações como a implantação de saídas emergenciais. Muito em breve, o Centro Cultural voltará a ser um dos principais equipamentos públicos de Itapecerica na área das artes e da cultura.
O prédio do antigo Colégio irá abrigar ainda as secretarias municipais de Cultura, Turismo e Esportes, de Educação e de Obras e Transportes, o Arquivo Histórico Municipal, o Arquivo Público do Município e a garagem da Prefeitura. "Ainda este mês, esse importante patrimônio da cidade e do povo itapecericano, que fez parte da vida de tantas gerações, estará novamente aberto para toda a população", garante Têko.

TAG's: Centro Cultural, reforma, reinauguração