Restauração das estações ferroviárias de Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo é tema de reunião

Itapecerica fará parte do trajeto do trem turístico que deverá ser implantado na região
Publicado em: 2 de Julho de 2020 . Última Atualização: 1 de Julho de 2020

Na última sexta-feira, 26 de junho, o prefeito Wirley Reis participou de reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes e com técnicos da Rede Cidade, empresa que presta assessoria para Itapecerica na área de patrimônio cultural. A pauta do encontro foi a restauração das estações ferroviárias de Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo, situadas na cidade, uma das cinco proposições aprovadas no ano passado no Edital de Patrocínio de Patrimônio Cultural do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais.

Foram discutidas e apresentadas sugestões para os projetos de cada estação, elaborados por profissionais especializados em patrimônio histórico, que serão apresentados a todos em breve. Após a elaboração dos projetos, a Prefeitura irá correr atrás de parcerias e das leis de incentivo a fim de conseguir recursos para restaurar as duas estações.

O empreendimento, além de promover a preservação e a valorização do patrimônio cultural, irá alavancar o turismo no município, gerando emprego e renda para a população. As estações de Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo viveram tempos prósperos no início do século XX. Porém, com a desarticulação do transporte férreo no país, foram abandonadas e se encontram em estado precário de conservação.

A ideia é que as estações de Itapecerica façam parte do trajeto do trem turístico que deverá ser implantado na região, de Divinópolis a Lavras, a partir de proposta do Circuito Turístico Campo das Vertentes. O trem passará por várias cidades, onde serão oferecidas atrações turísticas, culturais, artísticas, gastronômicas e patrimoniais. A região possui grande potencial turístico, que deverá ser fomentado com a implantação do trem.

A implementação do trecho, que está dentro do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais, é objeto de estudos de viabilidade por parte da Fundação Dom Cabral. A linha já esteve ativa, mas foi extinta no final da década de 1990.

TAG's: Restauração, estações, ferroviárias