Questão hidrográfica ganha atenção especial da Prefeitura

Publicado em: 19 de Setembro de 2017 .

Desde o início do ano, a administração municipal vem tomando medidas no sentido de preservar o meio ambiente, com atenção especial para a questão hidrográfica. “A água é um bem natural essencial à vida e, por isso, merece toda a atenção por parte do poder público e de toda a população. Itapecerica já sofreu com a falta de água e a Prefeitura vem trabalhando incessantemente, dentro do que lhe é possível, para que esse transtorno não volte a acontecer”, enfatiza o prefeito Wirley Reis (Têko).

Em março, participamos do Plantio Simultâneo Global, quando foram plantadas 150 mudas de árvores nativas doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) próximo a uma nascente localizada na Fazenda da Prata. A arborização beneficia a bacia do Ribeirão do Gama, que abastece a cidade. No mesmo mês, em comemoração ao Dia Mundial da Água – 22 de março –, a Prefeitura e parceiros fizeram o cercamento e a arborização da mina Magnólia, com o plantio de 65 mudas de árvores de espécies nativas.

Ainda em março, Itapecerica recebeu do Governo do Estado de Minas Gerais recursos destinados à revitalização da bacia do Ribeirão do Gama, dentro do Programa de Revitalização das Sub-bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, desenvolvido em parceria com o Governo Federal. Em junho, a Prefeitura apresentou aos moradores de comunidades rurais localizadas na sub-bacia do rio Gama o projeto de implantação de 230 bacias de captação de água de enxurradas, mais conhecidas como barraginhas ou cacimbas, e oito quilômetros de terraços (curvas de nível). As obras, executadas pela Prefeitura em parceria com a Emater-MG, já estão concluídas. O objetivo principal do projeto é a contenção de processos erosivos no solo e a melhoria da recarga dos aquíferos subterrâneos.

TAG's: Meio ambiente, água, preservação