Projeto Saúde em Movimento estimula a prática de atividades físicas

Exercícios são realizados em sete praças da cidade
Publicado em: 30 de Junho de 2023 .


A prática de atividades físicas é essencial para uma vida mais saudável e um envelhecimento tranquilo. A importância de movimentar o corpo vai além da perda de peso, estando relacionada com a prevenção de doenças, como a hipertensão e o diabetes. 

Pensando nisso, a Prefeitura criou o projeto Saúde em Movimento, realizado em sete praças da cidade, em horários diversos. Para se inscrever, basta o cidadão procurar o posto de saúde ao qual está vinculado.

As atividades físicas são, sem dúvida, essenciais para a promoção da qualidade de vida e da autoestima. Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente evita doenças ou complicações e agravamento daquelas já existentes e melhora, até mesmo, a disposição para a realização das tarefas diárias. 

Além de prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas, as atividades físicas controlam os níveis de colesterol, melhoram o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, diminuem dores, aumentam a capacidade funcional e provocam uma série de mudanças no organismo, tais como ganho de massa muscular, equilíbrio e coordenação motora.

As atividades físicas geram uma grande quantidade de benefícios para o corpo e também para a mente, combatendo a depressão, a ansiedade e o estresse e, assim, aumentando a sensação de bem-estar e melhorando a qualidade do sono. Elas também melhoram o convívio social.

Movimentar o corpo é importante no processo de envelhecimento, uma vez que um idoso ativo apresenta mais autonomia para realizar os afazeres do seu dia a dia. Além disso, idosos que praticam atividades físicas apresentam menos riscos de sofrerem quedas, que podem ser bastante graves em certas idades.

Por todos esses motivos, a prática de atividades físicas é tão recomendada por todos os profissionais de saúde e deve fazer parte da vida de todos.

 




TAG's: Projeto, Saúde, Movimento, atividades, físicas

Inicial | Voltar
Link permanente: