Na tarde de ontem representantes dos municípios que compõem o Circuito Turístico Campo das Vertentes se reuniram em Itapecerica para debater a elaboração do projeto de implementação de um trem turístico na região. Foram tomadas algumas decisões que fizeram o projeto avançar e uma nova reunião de trabalho será agendada em breve.
Esteve presente o arquiteto e urbanista Ayrton Camargo e Silva, maior autoridade brasileira no que tange à implementação de trens turísticos. Ele é consultor na elaboração dos projetos de viabilidade técnica e econômica solicitados pela concessionária VLI Logística e pelos órgãos reguladores para a implementação do trem na nossa região.
A proposta é reativar a linha entre Divinópolis e Bom Sucesso, extinta no final da década de 1990. O trem passará por várias cidades, onde serão oferecidas atrações turísticas, culturais, artísticas e patrimoniais. Em Itapecerica o trem passará pelas estações de Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo. Para tal, a Prefeitura está elaborando um projeto de reforma e revitalização das mesmas.
O trem turístico irá alavancar a economia da região Centro-Oeste, gerando emprego e renda para a população.