Programa Viver é inaugurado em solenidade no CRAS

Objetivo do programa é promover a inclusão digital e social da pessoa idosa
Publicado em: 17 de Dezembro de 2019 .

Foi inaugurado hoje em Itapecerica o “Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável”, uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e do Conselho Municipal do Idoso de Itapecerica (Comita) com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A solenidade de inauguração, realizada na sede do CRAS, onde a sala de informática foi instalada, contou com a presença do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, que também visitou o Abrigo de Velhos Frederico Corrêa.

O objetivo do Programa Viver é promover a inclusão digital e social da pessoa idosa, estimulando o envelhecimento saudável por meio de cursos nas áreas de educação financeira, direitos, saúde e mobilidade física. Dessa forma, busca-se uma maior integração desse público à família e à comunidade, preservando a sua autonomia e o seu protagonismo, assegurando a sua participação e elevando a sua qualidade de vida.

O Governo Federal disponibilizou um kit composto por oito computadores, oito webcams, uma impressora e um projetor de imagem. O Município, por sua vez, é responsável pelo espaço, por toda a infraestrutura, bem como pelas ações executadas, de acordo com os eixos propostos pelo programa, por intermédio de parcerias com entes governamentais e/ou com a sociedade civil. A internet utilizada na sala de informática do Programa Viver será disponibilizada gratuitamente pela provedora Isimples, a quem agradecemos pela parceria.

TAG's: Social, inclusão, CRAS