Programa Pró-Mananciais começa a ser implantado em Itapecerica

Objetivo é promover a proteção e a recuperação de nascentes
Publicado em: 30 de Outubro de 2018 .

Começou a ser implantado em Itapecerica o programa Pró-Mananciais, criado pela Copasa com o objetivo de promover a proteção e a recuperação de nascentes e, assim, suavizar e prevenir os efeitos de crises hídricas e das mudanças climáticas. Nesta primeira etapa, que se estende até o mês de novembro, está previsto o cercamento de 5 mil metros de áreas de preservação permanente, que inclui as nascentes. O programa é contínuo e, para o ano que vem, será realizado um levantamento entre os proprietários rurais para a realização de outras ações, como a construção de barraginhas e curvas de nível e a manutenção de estradas.

Para a realização das atividades do Pró-Mananciais, que tem atuação em dezenas de municípios mineiros, foram criados os Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia). Em Itapecerica, o Colmeia é formado pela Copasa, Emater, Prefeitura, instituições públicas, privadas e do terceiro setor. A ideia é estimular a responsabilidade social e a formação de agentes locais transformadores, em um trabalho integrado às políticas públicas realizadas nas comunidades. Os produtores rurais interessados em participar do programa socioambiental podem procurar a Copasa ou a Emater.

TAG's: Programa, Pró, Mananciais, Itapecerica