Prefeitura promove castração de cães e gatos

Esterilização é essencial para evitar futuros abandonos e exposição dos animais a doenças
Publicado em: 4 de Setembro de 2023 . Última Atualização: 4 de Setembro de 2023

Levando em consideração a importância sanitária e ambiental da ação, a Prefeitura promoveu, no último sábado, 2 de setembro, mais uma leva de castrações gratuitas de cães e gatos, coordenada pela Superintendência de Meio Ambiente. Foram esterilizados 115 cães e gatos, machos e fêmeas, sendo parte de animais de rua e parte cadastrados por seus tutores. Estava prevista a realização de 150 procedimentos, porém, alguns animais não compareceram e outros, após avaliação, não foram considerados aptos a passar pela castração com segurança devido a condições diversas.

Foi montada uma grande estrutura no Parque de Exposições com ônibus Castramóvel, tendas e profissionais altamente preparados para efetuar os procedimentos de forma segura, ágil, higiênica e com rápida recuperação. Os animais receberam medicação, antisséptico, roupinha e microchips, dentro do Programa Estadual de Microchipagem Conheça seu Amigo.

Contamos com a parceria da Sociedade Protetora dos Animais de Itapecerica (SPAI), a qual agradeço pela fundamental colaboração para o êxito da ação.

Benefícios

A castração é essencial para evitar futuros abandonos e a exposição dos cães e gatos a doenças. As superpopulações desses animais contribuem para o alastramento de epidemias como raiva e leishmaniose, a maior zoonose do país. Em termos de bem-estar animal, a esterilização reduz o risco de câncer de mama e infecção no útero para as fêmeas, assim como diminui a propensão a câncer de próstata nos machos. Os animais também ficam mais tranquilos. O procedimento ainda facilita a vida dos tutores, uma vez que reduz a demarcação de território com urina pelos machos, acaba com o sangramento vaginal das cadelas e evita os miados excessivos das gatas no cio.

Já os objetivos da microchipagem são identificar as condições dos cães e gatos, combater o abandono e aprimorar a elaboração de políticas públicas.

TAG's: castração, cães, gatos