Prefeitura investe em castração de animais

Ação é realizada em parceria com a Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis
Publicado em: 23 de Maio de 2018 .

Em 2017 e nos primeiros meses de 2018 a Prefeitura já custeou a castração de 85 cães, realizadas em parceria com a Associação de Proteção aos Animais (APA) São Francisco de Assis.

Para o segundo semestre deste ano, está previsto que Itapecerica receba o Castramóvel – veículo adaptado que se transforma em uma clínica com bloco cirúrgico – para a realização de 300 castrações, em duas etapas. Para isso, o serviço veterinário será licitado nos próximos dias, visto que cabe à Prefeitura providenciar o cadastramento dos animais, os insumos e os profissionais que irão realizar os procedimentos. O Castramóvel, por ser itinerante, também é muito importante para ações nos distritos e na zona rural.

A castração evita a reprodução que causa a superpopulação dos animais de rua. Com menos animais nas vias públicas, evita-se também a proliferação de doenças e zoonoses, que podem atingir os humanos. Ou seja, toda a sociedade é beneficiada.

TAG's: Castração, cães, zoonoses