Prefeitura envia livro histórico sobre o Reinado do Rosário para restauração

Cópia fac-símile da obra ficará disponível ao público após o procedimento
Publicado em: 11 de Abril de 2018 . Última Atualização: 11 de Abril de 2018


A Prefeitura entregou nessa terça-feira, 10 de abril, à Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, para fins de restauração, o livro Termo de Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A obra é um importante documento sobre o Reinado do Rosário de Itapecerica, que em 2018 completa 200 anos de celebração e é uma das mais importantes tradições do município. O livro é um bem de elevado valor histórico, artístico, cultural e religioso.

Algumas páginas do livro possuem ataques de insetos, rasgos, vincos e sujeira. A capa está fragilizada e também possui ataque de insetos e sujeira. A costura está danificada e há perda de suporte na lombada. Assim, a obra passará por limpeza e higienização, tratamento de microrganismos, remendo de rasgos, enxertos e velatura, desmontagem e reencadernação, com nova costura e fixação na capa original. O prazo de execução dos trabalhos é de três meses.

A restauração do livro, que já pertenceu à Associação do Reinado do Rosário de Itapecerica e em 2015 foi repassado pela Paróquia São Bento, de Itapecerica, à Mitra Diocesana de Divinópolis, será custeada pela Prefeitura, por meio do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Fumphac). Após a restauração, o livro original será devolvido à Diocese de Divinópolis e a Prefeitura de Itapecerica receberá uma cópia fac-símile da obra, que ficará disponível ao público na Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.

"Preservar o patrimônio cultural é respeitar a história da nossa terra e da nossa gente", disse o prefeito Wirley Reis.

 




TAG's: Livro, Reinado, Rosário, restauração

Inicial | Voltar
Link permanente: