Prefeitura dá início à reforma do Centro Cultural de Itapecerica

Imóvel será totalmente recuperado, desde a infraestrutura até os acabamentos e mobiliário
Publicado em: 8 de Junho de 2021 .

A Prefeitura está dando início à tão sonhada reforma do Centro Cultural do município. O prédio do antigo Colégio, do qual o Centro Cultural faz parte, é um importante patrimônio do povo itapecericano e tem uma rica história. O Colégio Imaculada Conceição, tradicional rede de ensino da cidade, foi fundado em 1924. Em 1948, foi transferido para a Congregação das Irmãs de São João Batista e, 1950, foi ampliado para oferecer jardim de infância, curso primário, ginasial e 2º grau. Abrigava o internato de moças e os dormitórios das Irmãs Batistinas. Nos anos 1970 o Colégio enfrentou sérias dificuldades e teve suas atividades encerradas no final daquela década.

"Em 2017, quando assumi a Prefeitura, encontrei o imóvel em estado de total abandono, com a estrutura seriamente comprometida, literalmente caindo aos pedaços. O local servia apenas como depósito de lixo e entulho e estava tomado pelo mato. Tamanho pouco caso com um bem público que fez parte da vida de tantas gerações causou profunda tristeza e revolta", lembrou o prefeito Wirley Reis.

Logo de início foi feita a limpeza do espaço. Depois foi realizada a reforma de parte do telhado do Colégio. Em seguida foram executadas obras na parte do imóvel que foi usada pelos alunos da Escola Municipal Severo Ribeiro durante a reforma da mesma, incluindo as instalações sanitárias, a construção de cozinha, a adequação e a pintura de salas de aula e demais espaços físicos. No momento está em andamento a revitalização do prédio da Escola de Música Maestro Cesário Mendes, viabilizada por meio de parceria firmada pela Associação Pró-Arte de Itapecerica com o Instituto BRZ - Dona Neném.

"Agora, não tenho palavras para descrever a satisfação de iniciar as obras de recuperação total do Centro Cultural, desde a infraestrutura até os acabamentos e mobiliário, incluindo o teatro, a biblioteca, as salas de exposições e os banheiros, além de adequações como a implantação de saídas emergenciais. Com planejamento, organização e muito trabalho iremos executar a reforma com recursos próprios", completou o prefeito.

O Centro Cultural, além de voltar a ser um dos principais equipamentos públicos de Itapecerica na área das artes e da cultura e novamente poder ser utilizado pela população, irá abrigar a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes e outros setores da administração municipal.

TAG's: início, reforma, Centro, Cultural