Prefeitura busca a retomada das obras da creche no bairro Oliveira Morais

Prefeito Wirley Reis visitou o local na manhã desta quarta-feira
Publicado em: 25 de Fevereiro de 2019 .

O prefeito Wirley Reis visitou na manhã desta quarta-feira, 20 de fevereiro, acompanhado da secretária municipal de Educação, a obra paralisada da creche que começou a ser construída no bairro Oliveira Morais em 2010 e está abandonada desde 2012. Agora, a administração municipal está levantando verbas para retomar e concluir a obra com recursos próprios. Para isso, devem ser investidos em torno de R$ 600 mil. Parte desse valor será proveniente da quantia devolvida à Prefeitura pela Câmara Municipal no início do ano. Outra parte espera-se arrecadar com a venda de lotes do Município que estão inutilizados. A previsão é que as obras tenham início em três meses e sejam concluídas no início do ano que vem. Serão beneficiadas com a nova unidade de educação infantil de 150 a 200 crianças, o que vai suprir boa parte da demanda por creche em Itapecerica.

A obra de construção da creche, fruto de convênio com o Ministério da Educação, foi iniciada em 2010 e parcialmente executada, mas foi paralisada em 2012 em razão de irregularidades oriundas de divergências com o projeto original. A gestão seguinte também não buscou resolver a questão. Quando Têko assumiu a Prefeitura, tratou de apurar a situação para tomar as providências cabíveis. Ele esteve por diversas vezes em Brasília para tentar retomar o convênio e, então, as obras. No entanto, diante da complexidade do caso, isso não foi possível e, devido a diversos entraves administrativos, o convênio foi rescindido.

Perante todos esses fatos, tramitam na Justiça três ações civis públicas, que visam a responsabilização dos envolvidos e o ressarcimento do dinheiro aos cofres públicos.

TAG's: Retomada, obras, creche, Oliveira, Morais