Prefeitura acerta repasse de ajuda de custo de transporte a estudantes de instituições de cidades vizinhas

Objetivo é diminuir os gastos dos alunos com educação e incentivar sua formação
Publicado em: 22 de Fevereiro de 2017 .

Na tarde dessa terça-feira, 21 de fevereiro, o prefeito Wirley Reis se reuniu com representantes estudantis para abordar a ajuda de custo para pagamento de transporte repassada pela Prefeitura aos estudantes residentes em Itapecerica e matriculados em instituições de ensino situadas nos municípios vizinhos de Divinópolis, Formiga e Cláudio.

Nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, o prefeito encaminhou para apreciação da Câmara Municipal projeto de lei que dispõe sobre o assunto. O repasse será feito proporcionalmente aos alunos, que deverão escolher um representante, a quem será entregue o cheque correspondente ao valor a ser repassado mensalmente. Por sua vez, o representante deverá prestar contas junto à Prefeitura da destinação do cheque recebido e apresentar a relação dos alunos beneficiados. A ajuda de custo será prestada tomando como base de cálculo os valores pagos em 2016 e reajustada utilizando-se o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A contratação das empresas transportadoras ou dos profissionais autônomos ficará a cargo dos estudantes, sem vínculo ou responsabilidade do município. Somente poderão ser contratadas empresas com sede em Itapecerica ou profissionais autônomos que façam o recolhimento dos impostos relacionados à atividade no município.

De acordo com o projeto de lei assinado pelo prefeito, “o Poder Público Municipal, mesmo diante das dificuldades financeiras em que se encontra o país, não poderia ficar insensível ou indiferente à demanda justa dos estudantes universitários”. Assim, para minimizar os custos despendidos com o transporte escolar pelos alunos, já que grande parte deles dispõe de poucos recursos financeiros, e levando em consideração a crise econômica pela qual atravessa o povo brasileiro e que torna insustentável a manutenção dos seus estudos, a administração municipal identifica nesta contribuição um incentivo aos jovens estudantes de Itapecerica.

TAG's: Prefeitura, acerta, repasse, ajuda, custo, transporte, estudantes, instituições, cidades, vizinhas