Prefeito propõe construção de aterro sanitário consorciado

Construção do aterro sanitário resolverá o problema de destinação final de resíduos sólidos
Publicado em: 13 de Janeiro de 2021 .

Na tarde de hoje, o prefeito Wirley Reis (Têko) reuniu-se com os prefeitos das cidades de Camacho, Pedra do Indaiá e São Sebastião do Oeste para apresentar a proposta de construção de um aterro sanitário consorciado. “Pela minha proposta Itapecerica irá, após seleção e licenciamento de área, implantar um aterro sanitário em seu território para atender aos quatro municípios, que irão custear proporcionalmente a manutenção do mesmo”, salientou Têko.

A expectativa é que, caso os municípios vizinhos aceitem a proposta, o aterro sanitário seja colocado em funcionamento já no início de 2022. A construção do aterro sanitário resolverá o problema de destinação final de resíduos sólidos, uma importante questão de saúde pública.

A ideia é que Camacho, Pedra do Indaiá e São Sebastião do Oeste adiram ao Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane), do qual o município de Itapecerica faz parte desde abril de 2020, para que, a partir daí, seja criado um polo formado pelos quatro municípios.

Além de viabilizar, por meio de suporte técnico, a implantação do aterro sanitário, o Consane irá oferecer aos municípios consultoria em questões relacionadas ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), licenciamento ambiental, Plano Municipal de Saneamento Básico, entre outros benefícios.

Este será o primeiro aterro sanitário licenciado do Centro-Oeste mineiro.

TAG's: Aterro sanitário, consórcio, meio ambiente