Prefeito pede colaboração da população na luta contra o coronavírus

Administração municipal programa ações que visam conter o avanço da doença
Publicado em: 2 de Dezembro de 2020 .

"Estamos há nove meses enfrentando o coronavírus e a pandemia de Covid-19. São nove meses de muitas lutas, todas permeadas por muita incerteza, pois ninguém sabe ao certo que rumo tomar neste cenário desconhecido, mas sempre em defesa da nossa população, na busca de resguardá-la até que a tão aguardada vacina seja disponibilizada e essa situação chegue ao fim.

O número crescente de casos da doença em Itapecerica tem nos preocupado muito nos últimos dias. Sabemos que não é fácil seguir as regras que visam conter o avanço do contágio, pois é realmente muito sacrificante. Mas não podemos relaxar, pois se não permanecermos atentos aos cuidados podemos vir a sofrer consequências muito severas.

O isolamento social precisa ser rigidamente mantido e respeitado. As pessoas, principalmente as que pertencem aos grupos de risco, apenas devem sair de casa se houver necessidade real e, quando isso acontecer, é indispensável guardar uma distância mínima uns dos outros, sem aglomerações. Também é obrigatória a utilização de máscaras de proteção, pois elas diminuem consideravelmente os riscos de contrair ou transmitir o coronavírus. A conservação da higiene das mãos com água e sabão e com álcool em gel é outra prática de grande importância. Quem apresentar sintomas gripais deve ficar em isolamento domiciliar e ligar para o seu posto de saúde solicitando orientações.

Para os próximos dias o Município programa uma nova frente de fiscalização, com um efetivo maior de fiscais, além da distribuição de máscaras e a desinfecção de áreas públicas com solução clorada. Também deverá ser publicado um novo decreto para estabelecer as regras a serem seguidas neste período de final de ano.

Itapecerica aderiu, no final do mês de agosto, ao plano Minas Consciente, do Governo do Estado. Desde então, estamos diretamente ligados às normas estabelecidas pelo documento, que podem mudar a qualquer momento, conforme o avanço da doença. Por ora, não considero o lockdown a medida mais adequada, mas, para que não cheguemos a esse extremo, toda a população precisará cumprir as medidas adotadas.

Portanto, é preciso que cada uma faça a sua parte, para o próprio bem e para o bem do próximo e da coletividade."

Wirley Rodrigues Reis - Têko

Prefeito de Itapecerica

TAG's: colaboração, população, luta, coronavírus