Prefeito participa de cerimônia do programa Digitaliza Brasil

Objetivo do programa é democratizar o acesso à TV digital
Publicado em: 17 de Março de 2022 .

O prefeito Wirley Reis (Têko) participou, na tarde de ontem, em Belo Horizonte, como prefeito de Itapecerica e como representante do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, da cerimônia de entrega dos contratos aos prefeitos dos municípios mineiros contemplados pelo programa Digitaliza Brasil, do Governo Federal. A solenidade, na qual discursou em nome dos prefeitos, contou com a presença de representantes do Ministério das Comunicações e do secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, entre outras autoridades.

O programa Digitaliza Brasil, cujo objetivo é democratizar o acesso à TV digital, levará o sinal digital de televisão aos municípios que possuem apenas o sinal analógico de TV aberta. Em Minas Gerais, o sinal digital irá chegar aos 470 municípios contemplados até o final deste ano. Até dezembro de 2023 todas as transmissões de TV analógica deverão ser desligadas. Dentre as principais vantagens do sinal digital estão a melhoria na qualidade de imagem e som e maior diversidade de programação.

Os municípios participantes receberão, sem custo, a implantação de infraestrutura completa – torre (caso necessário), antena, abrigo e transmissores digitais –, que garantirá à população o acesso a serviços de TV digital aberta. Aos municípios caberá fornecer o local para a instalação da infraestrutura e a responsabilização pela segurança, operação e manutenção da mesma após a sua implantação. Além disso, serão distribuídos kits de conversão do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda.

TAG's: TV digital, comunicação, Digitaliza Brasil