Prefeito participa de audiência na Funasa em Brasília

Objetivo é buscar solução para a ausência de tratamento de esgoto nos distritos
Publicado em: 14 de Dezembro de 2021 .

O prefeito Wirley Reis (Têko) participou, hoje, de audiência na presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Brasília, com o objetivo principal de buscar solução para um sério e antigo problema dos distritos de Itapecerica – Lamounier, Marilândia e Neolândia –, que é a ausência de um sistema de tratamento de esgoto.

Os três distritos totalizam uma população de quase três mil habitantes, sendo de suma importância a implantação de um sistema de esgotamento, visando proporcionar maior qualidade de vida aos moradores, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, que definiu metas para a universalização desses serviços. Os municípios devem garantir que 90% da população tenha coleta e tratamento de esgoto até 31 de dezembro de 2033.

Nesse sentido, foram apresentados os respectivos projetos de cada distrito à Funasa, acompanhados do Plano Municipal de Saneamento Básico, na expectativa de serem inseridos em convênios, projetos ou programas da fundação para efeito dos repasses de recursos federais necessários à execução.

“Fui muito bem recebido pelo presidente da Funasa, Miguel da Silva Marques. O andamento da reunião trouxe uma grande esperança de realizarmos esse importante avanço no desenvolvimento dos nossos distritos. São projetos de grande vulto, de altos investimentos e, por tal razão, ainda que executadas com recursos federais, as obras deverão acontecer em etapas” salientou Têko.

A administração municipal, espera poder muito em breve, anunciar mais essa grande conquista, que trará melhorias na qualidade de vida dos cidadãos.

TAG's: Funasa, esgoto, distritos