Prefeito participa da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Evento teve como tema “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”
Publicado em: 30 de Março de 2023 .

Ao longo desta semana o prefeito Wirley Reis participou, ao lado de centenas de prefeitos mineiros e milhares de chefes do Executivo municipal de todo o país, da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), cujo tema foi “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”. Também participaram do evento a vice-prefeita Joyce Rios e vereadores itapecericanos.

Na capital federal, o prefeito buscou recursos, parcerias e projetos para os municípios mineiros, em especial para Itapecerica, e também a aprovação de leis que viabilizem a implementação de políticas públicas que beneficiem a população, em áreas como saúde, educação, assistência social e turismo. Além disso, articulou parcerias com deputados e senadores para o atendimento às demandas do município.

"A marcha é a grande oportunidade de o movimento municipalista ecoar a sua voz, de lutarmos em favor dos nossos municípios. O que queremos é um pacto federativo mais justo com os municípios, visto que é neles que os cidadãos vivem, é onde realmente as coisas acontecem", afimou Têko. "A realidade é inversa, pois a maior parte dos recursos fica em Brasília e decisões são tomadas sem nos ouvir. Precisamos mudar essa situação e um dos caminhos é o aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das prioridades do nosso movimento", salientou.

O pacto federativo é o conjunto de dispositivos constitucionais que moldam a área jurídica, as obrigações financeiras, a arrecadação de recursos e os campos de atuação dos entes federados.

TAG's: Marcha, Brasília, Defesa, Municípios