Polícia Militar de Minas Gerais lança Operação de Proteção Escolar

Objetivo é aumentar a segurança e a prevenção criminal nos ambientes escolares
Publicado em: 11 de Abril de 2023 .

A Polícia Militar de Minas Gerais lançou nessa segunda-feira, 10 de abril, a Operação de Proteção Escolar, cujo objetivo é aumentar a segurança e a prevenção criminal nos ambientes escolares. A nova ação, de natureza preventiva, antecipa a articulação entre polícia e comunidade e visa ampliar e fortalecer a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas nos 853 municípios mineiros.

A Operação de Proteção Escolar propõe foco ativo na rede de proteção. A agenda prevê palestras e outras ações educativas e de prevenção para fortalecer a rede, criando uma rotina educativa. A Polícia Militar irá fazer mais visitas às escolas, levando orientações de segurança, autoproteção, conscientização e mobilização social.

A ideia é que estejam todos conectados com esse fim: polícia, escolas e comunidade, que tem papel fundamental para o fortalecimento da rede e poderá participar, inclusive, observando qualquer anormalidade. A Prefeitura também está atenta e estudando as melhores formas de colaborar para o reforço da segurança e tranquilidade nas escolas municipais.

De acordo com a Polícia Militar, todos os batalhões do estado contam com Patrulha Escolar e, com a operação, o efetivo será ampliado. Em Itapecerica, a atividade é realizada por equipes locais, de forma que a comunidade escolar conta com o serviço, mediante planejamento elaborado especificamente para este policiamento.

TAG's: Polícia, Militar, Operação, Proteção, Escolar