Paróquia inicia campanha para manutenção da nave central da igreja Matriz

Parte dos recursos já foi destinado através do Fumphac - ICMS do Patrimônio Cultural
Publicado em: 26 de Agosto de 2022 .

A Prefeitura destinou, por meio do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Fumphac) - ICMS do Patrimônio Cultural, R$ 100 mil para auxiliar na troca do forro da nave central da igreja Matriz de São Bento, que encontra-se em estágio avançado de degradação.
O forro é totalmente constituído de madeira e, ao longo dos anos, várias manutenções foram realizadas e diversas peças foram substituídas. Em alguns trechos as tábuas precisaram ser removidas para evitar acidentes. Não existe possibilidade de manutenção no forro atual, que deve ser todo removido e substituído. Parte da madeira que será utilizada já foi adquirida.
No entanto, a obra requer o investimento de valores muito altos e, por isso, a Paróquia São Bento está empreendendo uma campanha com o objetivo de arrecadar recursos para a realização da restauração.
"Quero pedir a colaboração dos itapecericanos, inclusive os itapecericanos ausentes, para que façam a sua doação, no valor que lhes for possível. A construção da igreja Matriz de São Bento, que chama a atenção pela sua imponência, foi iniciada em 1825 e terminada em 1912, a partir de esforços da população. Agora, mais uma vez, somente com a união e a colaboração do nosso povo será possível restaurar esse importante patrimônio histórico, referência da nossa cidade", salienta o prefeito Wirley Reis (Têko).
As doações podem ser efetuadas na secretaria da Paróquia ou pelo Pix 20.169.827/0032-37 (CNPJ) - Mitra Diocesana de Divinópolis. Também está sendo realizada uma Ação entre Amigos em prol da reforma do forro. O valor do bilhete, que pode ser adquirido com voluntários e na secretaria da Paróquia, é de R$ 10. O sorteio será realizado no dia 30 de dezembro, na Festa da Sagrada Família. Serão cinco prêmios, sendo o primeiro de R$ 10 mil.
A administração municipal tem valorizado o patrimônio histórico e inúmeros são os investimentos voltados à salvaguarda dos nossos bens. Uma das bandeiras prioritárias da atual gestão é a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural de Itapecerica.

TAG's: Doação, Matriz, conservação, patrimônio