Obra histórica do Reinado é restaurada

Restauração de livro foi executada pela Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro
Publicado em: 7 de Agosto de 2018 .

Foi concluída a restauração do livro “Termo de Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos”, um importante documento sobre os primórdios do Reinado do Rosário de Itapecerica, que em 2018 completa 200 anos de celebração. A obra, que estava bastante danificada, é um bem de elevado valor histórico, artístico, cultural e religioso, sendo o Reinado uma das mais importantes tradições do município.

A restauração do livro, demandada e custeada pela Prefeitura, por meio do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Fumphac), foi executada pela Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte. A obra já pertenceu à Associação do Reinado do Rosário de Itapecerica e, em 2015, foi repassada pela Paróquia São Bento, de Itapecerica, à Mitra Diocesana de Divinópolis. Agora, o livro original será devolvido à Diocese de Divinópolis e a Prefeitura de Itapecerica ficará com uma cópia fac-símile da obra, a ser disponibilizada ao público na Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.

TAG's: Cultura, restauração, livro