Museu do Presépio: novo espaço cultural e turístico de Itapecerica

Local abrigará presépios de diversos tamanhos, estilos e materiais
Publicado em: 18 de Novembro de 2022 .

No dia 27 de novembro, às 17h30, será inaugurado o Museu Municipal do Presépio José Gomes Filho - “Zé Gominho”, instalado no Centro Cultural de Itapecerica. O acervo do museu, que será mantido pela Prefeitura, é composto por mais de 450 presépios e foi doado ao Município pela conterrânea Maria Teresinha Costa e Silva, hoje moradora de Belo Horizonte.
O museu irá abrigar presépios de diversos tamanhos, estilos e materiais, como metal, pedras semipreciosas, cerâmica, barro, resina, mármore, porcelana e vidro, originários de várias partes do Brasil e do mundo. Há peças da Itália, Quirguistão, México, Colômbia, Bolívia, Peru e Panamá, além de vários presépios mineiros, catarinenses, gaúchos, pernambucanos e alguns de procedência desconhecida.
Cada presépio carrega sua regionalidade e singularidade e representa seu contexto histórico, artístico e social. Uns maiores, outros menores, uns mais simples, outros mais sofisticados, e cada um com o seu encanto especial.
"Esse verdadeiro tesouro é um presente que Itapecerica recebe das mãos da mecenas dona Teresinha, a quem externo a minha gratidão em nome de todo o povo da nossa terra. O Museu Municipal do Presépio será mais um espaço cultural e turístico em Itapecerica, mesclando a fé e a arte com muita beleza e doçura", destaca o prefeito Wirley Reis (Têko).

HISTÓRIA
A origem dos presépios se deu em 1223, após uma pregação feita por São Francisco de Assis. A palavra presépio vem do latim, cujo significado básico é "estábulo", "curral", "redil". O presépio representa o momento do nascimento de Jesus Cristo em um estábulo localizado na cidade de Belém e normalmente é constituído de imagens como a de Maria, José, o Menino Jesus em uma manjedoura, os animais que estavam no estábulo, como a vaca e o carneiro, e o jegue que transportou o casal até o local.

TAG's: Museu, presépio, Centro Cultural