Municípios da região decidem por retomada da Onda Roxa

Reunião visa ampliação das medidas de enfrentamento à Covid-19
Publicado em: 13 de Março de 2021 .

O prefeito Wirley Reis (Têko) participou, hoje, juntamente com Prefeitos de várias cidades da região Centro-Oeste, em Divinópolis, de uma reunião cuja pauta foi a ampliação das medidas de enfrentamento à Covid-19, diante dos indicativos de piora e aumento do número de infectados em busca de vagas nos hospitais, que estão com superlotação nas UTIs e enfermarias.

A realidade atual é preocupante. Hoje não há nenhuma vaga para atendimento de pacientes da Covid-19, inclusive blocos infantis.

Dos 53 municípios da macrorregião Centro-Oeste, um total de 27 prefeitos e respectivos secretários municipais de saúde estiveram neste encontro para tomada urgente de decisões.

Diante do colapso na rede hospitalar e da falta de estrutura e profissionais da saúde, medidas mais rígidas devem ser tomadas em toda a região, que atualmente está na Onda Vermelha.

A decisão foi tomada por unanimidade dos presentes, no sentido da regressão para Onda Roxa, que impõe o formato mais restritivo dentro do Programa Estadual Minas Consciente - Retomando a Economia do Jeito Certo, haja vista necessidade urgente de medidas visando reverter o atual quadro de colapso do sistema de saúde que atende a região.

Neste domingo o município fará a publicação de um novo Decreto, no padrão definido nesta reunião regionalizada, segundo orientações do Programa Estadual.

“Que cada um tenha consciência da necessidade de reforçar as medidas de prevenção, de evitar aglomerações e, sobretudo, de colaborar com as ações propostas pelo Poder Público”, enfatiza Têko.

TAG's: Covid-19, saúde, Onda Roxa