Monumento às Culturas Populares será representado por Geralda Pio

Escultura será feita pelo artista plástico Luciomar Sebastião de Jesus
Publicado em: 14 de Maio de 2018 .

Será construído pela Prefeitura, através de recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Fumphac), o Monumento às Culturas Populares “Geralda Pio”, uma escultura em homenagem a todas as pessoas que contribuíram para a realização da Festa do Rosário em Itapecerica, que em 2018 completa 200 anos de história. “O Reinado é a nossa maior manifestação cultural, que nasce em nossas casas e apresenta a verdadeira tradição itapecericana”, salienta o prefeito Wirley Reis (Têko).

Geralda Pio foi escolhida para a homenagem por ser uma mulher negra, simples, que por muitos anos percorreu as ruas de nossa cidade para bem representar a cena da abolição da escravatura no Brasil, cujos 130 anos foram celebrados ontem, dia 13 de maio. “Com seus guizos, seus colares, seus salamaleques, Geralda Pio sabia como ninguém reviver com fidelidade a dor de seus antepassados no capítulo mais triste da história brasileira – a escravidão. Ela foi uma grande itapecericana, de muita fé, que participava de todas as manifestações religiosas e culturais do nosso município. Assim sendo, quero que sejam representados em sua figura todos aqueles que contribuíram para a realização do Reinado do Rosário de Itapecerica nesses 200 anos”, manifesta Têko.

A escultura, de autoria do artista plástico Luciomar Sebastião de Jesus, deverá ser inaugurada na primeira semana de agosto. A estátua, modelada em bronze em tamanho natural, traz as características de Geralda Pio. O monumento é formado ainda por um pilão, uma mão de pilão, dois bastões cruzados, uma coroa e uma placa com dizeres em recortes, seguindo a temática estética e histórica do Reinado do Rosário.

TAG's: Cultura, monumento, Geralda Pio