Foi realizado na tarde de ontem, no Centro Cultural, o simpósio “Os Caminhos de Saint-Hilaire”, que contou com palestra sobre o naturalista Auguste de Saint-Hilaire, proferida pelo presidente do instituto de mesmo nome, Luciano Amador dos Santos Júnior.
Na ocasião, foi assinado termo de cooperação para constituição do Caminho de Saint-Hilaire e lançado o Marco Zero da referida rota turística, que posteriormente será instalado no Memorial de Itapecerica, atualmente em fase de finalização. A rota parte de Itapecerica e passa por Formiga, Córrego Fundo, Pimenta (Santo Hilário), Piumhi, Vargem Bonita e São Roque de Minas.
O naturalista e botânico francês Auguste de Saint-Hilaire pertenceu aos primeiros grupos de cientistas, vindos da Europa, para realizarem suas pesquisas e explorações no Brasil Colônia. Como resultado de suas expedições pelo território brasileiro, que incluíram Itapecerica e as cidades acima citadas, o estudioso reuniu mais de 30 mil amostras de espécimes de plantas e animais. A maioria das espécimes coletadas era descrita pela primeira vez na história em seus livros e, por esse motivo, seus cadernos de campo ficaram amplamente conhecidos.