Itapecerica participa de encontro e capacitação sobre Educação

Publicado em: 19 de Abril de 2017 . Última Atualização: 18 de Abril de 2017

Foi realizado no último dia 11 de abril, na 12ª Superintendência Regional de Ensino (SRE) – Divinópolis-MG, o 1º Encontro Regional de Secretários Municipais de Educação de 2017. O município de Itapecerica foi representado pela secretária Municipal de Educação, Jeanete Gondim.

Na oportunidade foi realizada também a primeira capacitação realizada pelas analistas educacionais da 12ª SRE com as equipes técnicas que compõem os Planos Municipais de Educação para retomada do Programa de Monitoramento Constante e Avaliação Periódica do Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo geral foi fazer um diagnóstico dos Planos Municipais de Educação de cada município para o cumprimento das determinações dos trabalhos referentes a 2017.

A Secretaria Municipal de Educação está empenhada em dar continuidade aos trabalhos do Plano Municipal de Educação (PME) iniciados em 2015. Dos 30 municípios pertencentes ao Polo de Divinópolis, 29 cumpriram todos os trabalhos relativos ao PME, com exceção de Itapecerica. O município foi o único que não cumpriu todas as etapas do monitoramento para o fechamento dos trabalhos de 2016, conforme indicadores do PNE em Movimento – MEC, referentes ao Balanço 2016 (envio de documentos). Essas etapas deveriam ter sido cumpridas em 2016, pela gestão municipal anterior.

Devido a essa situação, a Regional não alcançou os 100% no que se refere à Agenda de Trabalho. Assim, há necessidade de encerrar em Itapecerica os trabalhos referentes a 2016 para regularizar essas pendências e, posteriormente, junto com os outros municípios, iniciar os trabalhos de monitoramento e avaliação do ano de 2017.

“Importante destacar que vivemos em um país onde a cultura histórica de desenvolvimento da educação brasileira é marcada pela descontinuidade das políticas públicas. Entendemos que esse cenário deve ser rompido. Para tanto, se faz necessário que todos os nossos esforços sejam enveredados para o alcance do patamar de uma educação de qualidade para todos os munícipes”, afirma a secretária Jeanete Gondim.

TAG's: Itapecerica, encontro, capacitação, Educação