Itapecerica ganhará escultura no aniversário de 234 anos

Autor da obra é o artista plástico itapecericano Herculano Ferreira
Publicado em: 13 de Setembro de 2023 .


Está em produção pelo artista plástico itapecericano Herculano Ferreira, renomado no Brasil e no exterior, a maravilhosa obra de arte "Itapecerica", com a qual irá presentear o município. A escultura, que será instalada na entrada da cidade, será inaugurada no aniversário de 234 anos de ltapecerica, em novembro.
 
A obra, com peso de 600 quilos, possui um significado especial relacionado à cultura e ancestralidade itapecericanas, uma vez que irá rememorar a história da cidade por meio da representação de três elementos integrados: os povos indígenas, os bandeirantes e os tamanduás.
 
Segundo registros, os povos indígenas foram os primeiros habitantes da Conquista do Campo Grande da Picada de Goiás, assentamento de descanso situado entre o litoral brasileiro e a Capitania de Goiás, na região posteriormente denominada ltapecerica.
 
O ouro impulsionou o nascimento de ltapecerica, atraindo bandeirantes para a região. A terra deixa de ser apenas local de descanso e passa a ser desejada por pessoas que, à procura de ouro, acabam se organizando e constituindo um arraial.
 
Quando o arraial foi promovido a vila, recebeu o nome de Vila de São Bento do Tamanduá, que permaneceu quando a vila foi promovida a cidade, antes que passasse a ser chamada de ltapecerica. São Bento é protetor contra bichos peçonhentos e o tamanduá foi tomado como símbolo da vila pela grande presença na região.
 
O artista
 
Herculano Ferreira nasceu em 1951, no povoado da Caixa D'Água, em Itapecerica. Artista plástico e designer de produtos, fundador e diretor criativo da ArtZone- Arte & Tecnologia.
 
Organizou e participou de várias exposições de arte no Brasil e no exterior. Foi diretor executivo da Fundação Escola Guignard por nove anos e professor de Gravura e Estética por 12 anos, período em que fundou várias casas de cultura em Minas Gerais, sob direcionamento da Secretaria de Estado de Cultura.
 
Desde a década de 1990 participa ativamente da evolução tecnológica da impressão brasileira, sendo responsável pelo desenvolvimento dos processos de fabricação de tintas digitais e híbridas no país. Como artista, dedica-se ao desenho, pintura e escultura em aço voltada para espaços públicos.
 
 



TAG's: Itapecerica, escultura, aniversário

Inicial | Voltar
Link permanente: