Itapecerica adere a protocolo de intenções para aquisição de vacinas

Consórcio vai dar suporte e segurança jurídica aos municípios
Publicado em: 4 de Março de 2021 .

O Município de Itapecerica assinou protocolo de intenções por meio do qual manifesta interesse em aderir ao consórcio público a ser instituído, sob a liderança da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para aquisição de vacinas contra a Covid-19, além de medicamentos, equipamentos e outros insumos, como oxigênio e seringas.

O consórcio, que deve ser instalado até o final de março, vai agir, dando suporte e segurança jurídica aos municípios, caso o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Governo Federal, não consiga suprir a demanda nacional de vacinar toda a população.

A obrigação de adquirir imunizantes para a população é do Governo Federal. No entanto, diante da situação de extrema urgência em vacinar a população para a preservação da saúde e para a retomada segura das atividades e da economia, o consórcio público torna-se uma possibilidade de acelerar esse processo.

CONSCIENTIZAÇÃO

O prefeito Wirley Reis (Têko) reforça o pedido para que todos ajam com responsabilidade e colaborem para evitar a propagação do coronavírus em nossa cidade. A pandemia não acabou. Pelo contrário, está em um de seus piores momentos. Vamos redobrar a atenção e os cuidados, respeitando rigorosamente o isolamento social, usando máscaras de proteção e mantendo as mãos higienizadas.

“Como gestor do nosso município, tudo o que mais quero é que todos os itapecericanos sejam vacinados logo. Mas isso não depende de mim. Estou e continuarei fazendo tudo o que está ao meu alcance. Mas, infelizmente, as vacinas estão chegando aos municípios lentamente, em quantidades que nem de longe são suficientes nem ao menos satisfatórias”, destaca Têko. Dessa forma, é imprescindível a adoção de critérios de imunização e qualquer critério que venha a ser adotado será criticado por quem não for contemplado.

É extremamente importante que, neste momento difícil, estejamos unidos pelo objetivo comum de vencer a Covid-19. Mesmo com toda a ansiedade pela imunização que é comum diante do horror da pandemia, não vamos permitir que o egoísmo tome conta de nós, não vamos olhar apenas para o próprio umbigo e, sim, pensar na coletividade. Vamos nos alegrar com cada grupo que for vacinado, mesmo que não estejamos incluídos nele, com a esperança de que, em breve, estejamos todos imunizados.

TAG's: Saúde, Covid-19, vacina