O programa Mais Pecuária Brasil, por meio do qual a Prefeitura assinou convênio com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), está viabilizando a inseminação de gado de corte e leiteiro sem nenhum custo para os produtores. A iniciativa proporciona o melhoramento genético dos bovinos, que resulta em qualidade de rebanho, melhor produtividade e renda, beneficiando os produtores familiares e pequenos agricultores na atividade agropecuária local.
Para participar do programa, os produtores precisam atender a algumas exigências, como manter os animais saudáveis e com as vacinas em dia, além de oferecer uma estrutura mínima e instalações adequadas para a realização dos procedimentos. A Conafer disponibiliza o técnico, que é médico veterinário, material genético (sêmen) e os hormônios utilizados nos protocolos de inseminação.
Nos dias 14 e 15 de novembro os técnicos responsáveis pelo programa no município, uma médica veterinária e um engenheiro agrônomo da Emater, acompanharam o técnico da Conafer em seis propriedades, nas quais foram realizadas avaliações em aproximadamente 150 animais e efetuadas 63 colocações de implante hormonal para sincronização de cio. No dia 22 os implantes foram retirados e foram administrados hormônios para a realização da inseminação artificial, no dia 24. No ano que vem o técnico retorna ao município para fazer o diagnóstico de gestação e iniciar novos protocolos.
Os produtores que já participam do programa podem continuar, bastando para isso atualizar a ficha sanitária dos animais. Novos produtores interessados devem se inscrever no escritório da Emater, localizado no prédio do antigo Fórum, até o dia 5 de cada mês.