Governo cria Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira

Foi aberto também processo para reconhecimento da Cozinha Mineira como Patrimônio Cultural Imaterial
Publicado em: 19 de Fevereiro de 2021 .

O prefeito Wirley Reis (Têko) participou, hoje, no Museu Mineiro, em Belo Horizonte, do lançamento do Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira e da abertura do processo para reconhecimento da Cozinha Mineira como Patrimônio Cultural Imaterial. O objetivo de ambos é preservar e valorizar a tradição e a riqueza cultural da gastronomia mineira. A cerimônia contou com a presença do governador Romeu Zema.

“Ingredientes, pratos e bebidas tradicionais, quitandas, verduras direto da horta, utensílios de cozinha típicos de uma região, fogões a lenha, sabores, histórias, personagens e cenários. Tudo isso faz da nossa cozinha uma das mais saborosas do país”, destaca o prefeito Têko.

Em Itapecerica, o famoso e tradicional Festival de Gastronomia Rural, realizado desde 2008 no feriado de Corpus Christi, assim como os projetos apresentados hoje pelo Governo de Minas, tem como proposta, além de enaltecer a culinária mineira, promover a geração de emprego e renda para a população e, dessa forma, fomentar a economia.

O Mercado Municipal de Itapecerica, que deverá ser construído durante a atual administração, onde hoje funciona a rodoviária do município, pretende reunir em um só espaço e ao longo de todo o ano a rica culinária apresentada durante o Festival de Gastronomia Rural, como parte de um grandioso trabalho que visa incentivar o reconhecimento e a apreciação da autêntica comida mineira.

TAG's: Turismo, gastronomia, comida mineira