Festival de Inverno tem programação cultural durante a semana

Oficinas, palestra, exposições e teatro movimentaram a semana do festival
Publicado em: 28 de Julho de 2017 .

Na segunda-feira tiveram início as oficinas oferecidas durante o Festival de Inverno: Arte Circense, Teatro, Ritmos Folclóricos, Paisagem "Desenhando Itapecerica", Técnica de Tapeçaria Arraiolo e Estandartes Artesanais. À noite, foi aberta a exposição “Minas em Postais”, da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, na Escola Municipal Severo Ribeiro. A mostra é composta por belas imagens do nosso estado, incluindo a nossa cidade. Marilândia recebeu a Trupe do Palhaço Chupeta, que animou os moradores do distrito. A 23ª edição do Festival de Inverno traz esta novidade: a inclusão dos distritos do município na programação do evento. Foi aberta também, no Museu Bento Ernesto Junior, a exposição “Na Angola Tem – Moçambique do Tonho Pretinho”, com fotografias de Marcelo Feijó e Diana Landim. A mostra exibe imagens e objetos representativos do Reinado do Rosário de Nossa Senhora, com foco no terno Moçambique. Os dançadores são os personagens principais da exposição – seus rituais, danças, características e saberes –, que destaca ainda a rainha conga Dona Marcelina.

Na terça-feira, Itapecerica recebeu o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo. Ele acompanhou, em frente à Prefeitura, a apresentação da Tribo Indígena Pataxós. Em seguida o secretário proferiu palestra com o tema “Patrimônio Cultural”. Ele deu uma verdadeira aula de história da arte, partindo da colonização do Brasil e de Minas Gerais até os tempos atuais, destacando a importância das igrejas e da arte sacra para a cultura do estado. Angelo Oswaldo salientou que os bens materiais da opulência da arte sacra mineira e os bens imateriais, como por exemplo as festas de Reinado do Rosário, se completam. Ele afirmou também que a cultura não é formada apenas pelas belas artes e pelas belas letras, não é algo elitista. A cultura, no sentido antropológico, é muito mais ampla. É tudo aquilo que nos qualifica e nos identifica, que mostra de onde viemos e para onde queremos ir, é como o homem se insere em seu meio. À noite, foram lançados os livros “Deixa eu te Contar” e “Deixa eu Sonhar” e aberta a exposição “Itapecerica pelo Olhar dos Nossos Alunos”, dos estudantes da Escola Estadual Imaculada Conceição, no hall da Prefeitura Municipal. A mostra traz belas imagens de vários pontos da nossa cidade. A Orquestra Jovem Dom Sebastião Roque Rabelo Mendes apresentou um belíssimo concerto na Igreja Matriz de São Bento, deixando clara a vocação de Itapecerica como um verdadeiro celeiro musical.

A quarta-feira abriu oficialmente o I Seminário de Bens Culturais da Igreja – Preservar para evangelizar. O objetivo do seminário, que contou com palestras, apresentações musicais e visitas guiadas, é motivar os responsáveis e envolvidos por preservar o vasto e precioso patrimônio religioso da Igreja como objeto de evangelização. À noite, foi aberta na antiga Casa Paroquial, a exposição “Arte com Elementos Naturais”, de Cidinha Ribeiro. Iniciando as atividades no palco principal, na praça da Matriz, academias e grupos de dança da cidade fizeram apresentações que empolgaram o grande público presente.

Fotos: Marden Mendonça

TAG's: Cultura, turismo, Festival de Inverno