Festival de Gastronomia Rural: culinária mineira, boa música e cultura popular

Publicado em: 20 de Junho de 2022 . Última Atualização: 20 de Junho de 2022

O 14º Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica contou com diversas atrações ao longo dos quatro dias de festa. No primeiro dia, as Folias de Reis do Grertacuf, dos Elias e Estrela de Ouro fizeram um cortejo apresentando essa linda tradição aos turistas que chegavam para a festa. A apresentação culinária da quinta-feira ficou por conta da  chef Cleide Siqueira, com a receita de tutu de jiló. “Além do melhor da cozinha da roça, o festival oferece o melhor da música caipira, sertaneja e regional”, salienta o prefeito Wirley Reis (Têko). E no primeiro dia quem esquentou a festa foi o grupo Raízes Sertanejas, Danilo Barros e Ítalo e Guilherme. O grande show com a dupla Gino e Geno encerrou a noite com muita animação.

A programação do segundo dia de festival, na sexta-feira, contou com as apresentações culinárias das chefs Cleide Siqueira, com a receita de galopé, Lêda Batista, com a receita de biscoito frito de sal e doce, e Janaína Santos, com a receita de frango ao molho pardo. A animação ficou por conta dos shows musicais com Maysa Arantes, Warley Rodrigues e Banda, Xonadinho da Sanfona, Chicó e Banda e Júnior Andrade.

No sábado, o público presente ao longo de todo o dia, além de se deliciar com a autêntica culinária mineira da roça, desfrutou de uma programação recheada de atrações: apresentações culinárias das chefs Elzinha Nunes, com a receita de canjiquinha com costelinha de porco, Cleide Siqueira, com a receita de molho de pele, e Fernanda Fonseca, com a receita de costelinha com rapadura e arroz de taioba. A festa foi embalada pelos shows musicais com Belo e Antônio Palito, H & L, Fabiano di Paulla e Renato e Matheus e Luan. O grande show da noite foi com a dupla César e Paulinho.

No último dia de evento, domingo, foram realizadas as apresentações culinárias dos chefs Marcelo Pedrosa, com a receita de carne de sol com mandioca e feijão fradinho, Cleide Siqueira, com a receita de cozido com miúdos de porco, e Joana D'Arc, com a receita de angu com carne desfiada e queijo. Na parte cultural, se apresentaram as academias de dança Jéssica Ballet e Studio de Dança Patrícia Araújo e as Folias de Reis dos Elias e Estrela de Ouro. Os shows musicais ficaram a cargo de G & L, Pai e Filha, e de Janinho, Mazinho e Jardel Sanfoneiro. Encerrando a programação, aconteceu o grande show com a dupla Marcos Paulo e Marcelo, tocando grandes sucessos da música brasileira.

FOTOS: Marden Mendonça

TAG's: Gastronomia, música, cultura