Exposição mostra forma tradicional de ensino indígena

Publicado em: 8 de Setembro de 2022 . Última Atualização: 9 de Setembro de 2022


Foi aberta ontem, no Centro Cultural de Itapecerica, a exposição Têhêy – Pescaria de Conhecimento, de autoria da professora Liça Pataxoop, moradora da aldeia Pataxó Muã Mimatxi, localizada no distrito de Lamounier. A exposição pode ser visitada até o dia 11 de outubro, de segunda a sexta-feira, de 12h às 17h, com entrada gratuita.
Têhêy é um tipo de rede utilizada pelas mulheres para pescar em córregos, nas beiradas de rios e lagoas. Daí a “pescaria de conhecimento”, uma vez que a exposição apresenta imagens que retratam, por meio de desenhos a lápis coloridos em folhas de papel, a história de vida, a cultura e a natureza da autora e ensinam sem a escrita de palavras, somente pelo olhar e pela oralidade.
O Têhêy é uma forma tradicional de ensino e aprendizado utilizado na escola da aldeia, por meio do qual são repassados costumes e conhecimentos para os alunos e membros da comunidade. É uma fotografia da memória, da vida e da cultura, que mostra o movimento dos povos indígenas, viajando pelos tempos e ciclos da natureza, e as suas marcas deixadas no planeta.
"Cada imagem tem uma história e cada história tem uma imagem, todas elas carregadas de sentidos e valores. A imagem é uma forma de guardar a memória de um povo, as atividades, as festas, os trabalhos na terra, as caçadas, a forma de se relacionar com a natureza e de viver no mundo", explica a professora Liça Pataxoop.
 
 



TAG's: Exposição, arte indígena, Têhêy

Inicial | Voltar
Link permanente: