Especialidades médicas são oferecidas na área de saúde mental

Em 2018 a equipe de saúde mental realizou 1.400 atendimentos de psiquiatria e cerca de mil atendimentos de psicologia
Publicado em: 4 de Dezembro de 2018 .

A Prefeitura de Itapecerica investe continuamente na área de saúde mental, com a oferta de consultas de psiquiatria e psicologia e a promoção de atividades alternativas. Todos os serviços são gratuitos.

No ano de 2018 a equipe de saúde mental da Prefeitura realizou 1.400 atendimentos de psiquiatria e cerca de mil atendimentos de psicologia. Contamos também com a colaboração de profissionais da área e estagiários em psicologia no projeto Atendimento Solidário, em andamento desde 2017.

Além dos atendimentos, foram promovidas várias práticas, como rodas de conversa na rede pública escolar, onde foram discutidos conceitos relacionados à adolescência e seus desafios. Ainda na área educacional, com a contribuição de graduandos da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em regime de internato rural, foi desenvolvido o projeto Jovens Multiplicadores, com o objetivo de discutir assuntos da atualidade e elaborar ideias positivas a respeito, além de suscitar o diálogo, o lazer e a cultura, reunindo públicos diversos.

Foi promovido ainda o projeto de matriciamento em saúde mental, que visa vincular o paciente à sua unidade de saúde, a fim de que ele seja acolhido e tratado de maneira mais humana e com um relacionamento mais estreito. Entre as ações desenvolvidas, sempre pautadas no diálogo com as equipes, estão visitas domiciliares, busca ativa de pacientes, rodas de conversa, minioficinas e atendimentos especializados.

Vale ressaltar também as campanhas voltadas especificamente à prevenção do suicídio: o Setembro Amarelo, com a realização de rodas de conversa com profissionais da rede de saúde, e a intervenção na praça em prol da valorização da vida, em parceria com estudantes da rede pública.

Todas essas ações acontecem paralelamente ao nosso esforço para a implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) tipo I que, devido aos investimentos necessários em obras de estrutura física, está prevista para o segundo semestre de 2019.

TAG's: Saúde mental, psicologia, psiquiatria