Escola Municipal Severo Ribeiro comemora o seu centenário

Toda a população poderá participar da festa na próxima sexta-feira
Publicado em: 27 de Março de 2017 . Última Atualização: 31 de Março de 2017

A Escola Municipal Severo Ribeiro completou seu centenário no dia 24 de fevereiro. Referência no ensino e uma das mais importantes instituições educacionais da cidade e da região, nestes cem anos a escola, com seus profissionais de excelência, vem contribuindo para a formação de cidadãos capacitados e pessoas de bem.

A programação comemorativa vem acontecendo desde o dia do aniversário com atividades internas e a grande festa para toda a população será realizada na próxima sexta-feira, dia 24 de março, às 19 horas, na escola. Haverá Encontro de Bandas – Nossa Senhora das Dores, Santa Cecília, Orquestra de Cordas e cantora Flávia Oliveira – e homenagens a todos que passaram pela instituição – diretores, professores, alunos e funcionários. A festa também irá contar com as tradicionais barraquinhas, com venda de comida e bebida. A entrada é gratuita.

História

A Escola Municipal Severo Ribeiro foi fundada em 24 de fevereiro de 1917, com o nome Grupo Escolar de Itapecerica, por três itapecericanos: Antônio Affonso Lamounier Godofredo (deputado federal), Altamiro Rodrigues Pereira (que era o agente executivo de Itapecerica – cargo que se equivale hoje ao de prefeito) e o ilustre médico Leopoldo Corrêa.

A Escola funcionou em uma bela casa, de aspecto nobre e estilo da época, cedida pelo Dr. Leopoldo, até o ano de 1939/1940. Quando o prefeito Lincoln da Luz Ribeiro e o deputado Gabriel Passos conseguiram erguer o atual prédio da escola, a instituição foi para lá transferida. Para a antiga casa se transferiu a sede da Prefeitura Municipal, no mesmo local onde se situa o prédio atual.

O primeiro diretor da escola foi o professor José Pretextato Teixeira dos Santos, homem culto e grande educador. Depois dele o cargo de diretor foi ocupado por vários nomes que engrandecem a história da educação no município, mantendo um padrão de ensino de alta qualidade.

O patrono da escola é o Dr. Severo Mendes dos Santos Ribeiro, ex-agente executivo do município e ilustre advogado provisionado. Entre os muitos ex-alunos ilustres podemos citar Dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, Dr. Levy Antônio Beirigo Malaquias e Dr. Carlos Mesquita Maia.

A escola foi municipalizada no ano de 1998, tendo hoje à sua frente a diretora Olga Maria Rabelo Santos.

Fonte: historiador Antônio Carlos Faria Paz

TAG's: Escola, Municipal, Severo, Ribeiro, comemora, centenário