Empresas afirmam que barragens em Itapecerica não apresentam risco de rompimento

Bauminas e Nacional de Grafite emitiram notas de esclarecimento para tranquilizar a população
Publicado em: 29 de Janeiro de 2019 . Última Atualização: 29 de Janeiro de 2019

"O Brasil e, especialmente, Minas Gerais, vivem um momento de profunda tristeza após os trágicos acontecimentos ocorridos na cidade de Brumadinho na última sexta-feira, 25 de janeiro, com o rompimento da barragem da Vale e todas as suas terríveis consequências.

Após o acidente, passou a circular na imprensa e em redes sociais uma lista de 50 barragens localizadas em municípios mineiros consideradas “não garantidas” com relação à sua estabilidade pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Desde então, os rumores se espalharam entre a população itapecericana e venho sendo muito questionado com relação a essas informações.

É importante esclarecer que à Prefeitura não cabe nem o licenciamento nem a fiscalização de barragens, uma vez que atividades mineradoras são de responsabilidade dos governos estadual e federal, até mesmo por questões de competência técnica. No entanto, diante da comoção e preocupação de toda a população e do interesse da administração municipal em estar a par da real situação, solicitei às empresas Bauminas e Nacional de Grafite, que mantém represas no município, esclarecimentos a respeito. Ambas as empresas foram muito solícitas em repassar as informações e explicar como funcionam as suas barragens.

No caso da lagoa do clube Gegraf, da Bauminas (antiga Eletro Manganês), que é a barragem que consta na referida lista, a situação já foi regularizada e encontra-se totalmente estável. As barragens da Nacional de Grafite não foram citadas em nenhuma listagem de estruturas problemáticas e estão funcionando em plena segurança. Acima e abaixo seguem notas de esclarecimento de ambas as empresas.

ASSIM, A POPULAÇÃO DE ITAPECERICA PODE FICAR TRANQUILA, POIS AS BARRAGENS PRESENTES NO MUNICÍPIO NÃO APRESENTAM RISCO DE ROMPIMENTO.

Em relação à Brumadinho, o Município de Itapecerica e eu, como prefeito e como cidadão, manifestamos profundo pesar pelo rompimento da barragem e por todos os desdobramentos do mesmo e somos solidários a todos que, de uma forma ou de outra, foram afetados por esse fato desolador. Nossos corações estão partidos, repletos de compaixão, e estamos em orações para que a dor e o sofrimento de todas essas pessoas sejam amenizados a cada dia. Também esperamos que seja feita justiça e que os responsáveis paguem pelos danos causados."

Prefeito Wirley Rodrigues Reis - Têko

TAG's: Barragens, risco, rompimento