Eleições 2022: oportunidade para exercer a cidadania

Primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro e, o segundo, no dia 30 do mesmo mês
Publicado em: 25 de Março de 2022 .

As eleições 2022 estão chegando, com cinco cargos em disputa: presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais. O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro e, o segundo, no dia 30 do mesmo mês.

A eleição é uma oportunidade para exercer a cidadania e ajudar a fortalecer a democracia, pois é por meio dela que o poder do povo se manifesta. É muito importante que os jovens tomem consciência e façam uso desse poder, que é capaz de mudar os rumos do país. Quanto mais os jovens se engajarem e se interessarem por política, melhores serão os resultados para a sociedade.

Votar é também um importante primeiro passo para que os jovens assumam lideranças e ocupem espaços na vida pública. “Sou um exemplo de pessoa que se interessou por política desde cedo e isso foi fundamental para os caminhos que trilhei desde então e para que hoje eu pudesse contribuir, como prefeito, para o desenvolvimento do nosso município”, salienta o prefeito Wirley Reis (Têko).

No Brasil, o alistamento eleitoral é obrigatório para maiores de 18 anos. Para maiores de 16 e menores de 18 o voto não é obrigatório, mas é uma grande conquista e deve ser tratado como um valioso direito. Todos os jovens que completarem 16 anos até a data da eleição poderão votar.

Assim como a regularização e a transferência do título para quem já possui, o cadastro eleitoral para novos eleitores será encerrado no dia 4 de maio. O requerimento pode ser feito online, no portal do TSE, ou presencialmente, no Cartório Eleitoral, de segunda a sexta-feira, de 13h às 18h (em frente ao novo Fórum de Itapecerica).

“Em uma democracia, o voto é o nosso maior patrimônio. Vamos exercer a nossa cidadania e ajudar a construir um país melhor”, destaca Têko.

TAG's: Eleições, cidadania, democracia