Dia dos Povos Indígenas é comemorado na aldeia Pataxó Muã Mimatxi

Como parte das comemorações foram inaugurados dois banheiros coletivos na aldeia
Publicado em: 19 de Abril de 2024 . Última Atualização: 30 de Abril de 2024

Hoje é comemorado o Dia dos Povos Indígenas. Como nos últimos anos, foi promovida na aldeia Pataxó Muã Mimatxi, no distrito de Lamounier, uma belíssima festa, com apresentações, cerimônias e rituais da comunidade Pataxó. Além de celebrar a diversidade e manter vivas as histórias e as culturas dos povos originários brasileiros, o Dia dos Povos Indígenas tem como propósito combater preconceitos e estabelecer políticas públicas que garantam os seus direitos. "Mais uma vez, quero reafirmar o compromisso de diálogo e respeito entre o poder público e a comunidade indígena. Também aproveito a data de hoje para parabenizar os povos indígenas pelas suas lutas e resistência, e convidar a todos a uma reflexão sobre esse importante tema", observa o prefeito Wirley Reis (Têko).

A parceria da nossa administração com a comunidade indígena, que se estabeleceu em Itapecerica há 18 anos, é constante. Hoje foram inaugurados os banheiros coletivos construídos para maior conforto dos moradores e visitantes. Ao longo dos últimos anos, foram inúmeros os avanços e benefícios registrados na aldeia – que conta com escola estadual indígena e posto de saúde –, sempre com o objetivo de melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores e valorizar o potencial turístico e cultural do local: reforma e ampliação do posto de saúde da comunidade; construção de duas Kukex (espaços para a realização de rituais); instalação de parquinho infantil, portal de entrada e dois painéis artísticos; implantação de horta comunitária e perfuração de poço artesiano, entre outros. "Agradeço pela receptividade que já é costumeira e parabenizo esses ilustres filhos da nossa terra pelas suas lutas e resistência, colocando-me sempre à disposição como parceiro da comunidade", enaltece Têko.

TAG's: Celebração, povos indígenas, resistência, luta