Centro Cultural contará com pinacoteca permanente

A ação é uma iniciativa do Instituto e Memorial Yara Tupynambá
Publicado em: 17 de Maio de 2024 . Última Atualização: 17 de Maio de 2024

No mês de julho, dentro da programação do XXIX Festival de Inverno de Itapecerica, será inaugurada em nossa cidade uma belíssima pinacoteca. A coleção de quadros ficará instalada permanentemente no Centro Cultural do município. "Esse é um magnífico presente para a nossa cidade, que é referência em cultura, conhecida como o berço cultural do Centro-Oeste mineiro. A pinacoteca vem fortalecer o viés cultural do município por meio da arte, que é capaz de promover importantes transformações e colaborar de forma essencial para a formação de grandes cidadãos", destaca o prefeito Wirley Reis (Têko).

A pinacoteca foi idealizada pelo vice-presidente do Instituto e Memorial Yara Tupynambá, David Faria. Submetida ao presidente Geraldo Porfírio da Silva e ao Conselho da instituição, a ideia recebeu apoio unânime. Além de doar parte de seu importante acervo pessoal, David angariou diversas obras entre amigos de Minas Gerais, de outros estados e até de outros países, alguns deles artistas plásticos formados e ligados ao instituto, sediado em Belo Horizonte. David e os membros do instituto serão os responsáveis por todo o projeto de instalação das telas e concepção da galeria, que contará inicialmente com cerca de 150 quadros.

A edição deste ano do Festival de Inverno, a ser realizado de 20 a 28 de julho, irá homenagear a pintora, gravadora, desenhista, muralista e professora mineira Yara Tupynambá, uma das maiores artistas plásticas do mundo. Anteriormente, o instituto já havia doado para a Prefeitura três gravuras da premiada artista, que irão enriquecer o acervo do Centro Cultural de Itapecerica. "Deixo aqui o meu agradecimento e o meu carinho, em nome do povo de Itapecerica, a todos que fazem parte dessa parceria em prol do fomento da arte e da cultura em nossa terra", completa o prefeito Têko.

TAG's: Pinacoteca, arte, Centro Cultural