Celebrações religiosas voltam a acontecer com presença de fiéis

Setenário começa no próximo domingo e Semana Santa no dia 10 de abril
Publicado em: 30 de Março de 2022 . Última Atualização: 30 de Março de 2022

O Setenário das Dores de Nossa Senhora e a Semana Santa serão realizados este ano, como o de costume, depois de dois anos sem a presença de público por causa da pandemia de Covid-19. “Itapecerica é uma cidade com forte tradição religiosa e se entristeceu por, nos últimos anos, não poder realizar as celebrações religiosas. Felizmente, com o abrandamento da pandemia de Covid-19, este ano as celebrações com a presença de público e as procissões voltarão a emocionar os fiéis e a renovar a fé do nosso povo”, enaltece o prefeito Wirley Reis (Têko). O Setenário começa neste domingo e se estende até o dia 9 de abril e a Semana Santa será celebrada de 10 a 17 de abril.

Durante os sete dias que precedem o Domingo de Ramos, celebra-se na igreja de São Francisco o solene e belíssimo ofício do Setenário, recordando as sete dores de Nossa Senhora, como uma preparação espiritual dos fiéis para a grande liturgia da Semana Santa. O Setenário é celebrado na igreja de São Francisco ao menos desde meados do século XIX, não se sabendo ao certo qual a data exata de seu início. Alguns afirmam que, já no princípio do século XIX, quando a igreja de São Francisco foi inaugurada, em 1804, já se celebrava tal rito na então vila de São Bento do Tamanduá, antigo nome de Itapecerica. O Setenário, da forma como é celebrado em nossa cidade, não se repete em nenhum outro lugar, segundo pesquisa realizada por Dom Gil Antônio Moreira.

A Semana Santa é o ápice da liturgia cristã. Nela se celebra a maior festa de seu calendário: a Páscoa, que se dá com a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Desde meados do século XVIII e princípio do século XIX, a Semana Santa é realizada em Itapecerica com a mesma estrutura e possui características muito peculiares, o que se verifica na ordem e no estilo das procissões, nas músicas sacras, nos toques dos sinos e nos ritos em geral.

“Desejo que o amor de Deus seja vivido e celebrado por todos nós ao longo destas próximas semanas e que, a cada encontro de fé, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo nos fortaleçam na busca do bem e da paz, a fim de vencermos as tristezas e as dores”, salienta Têko.

FOTO: Marden Mendonça

TAG's: Cultura, turismo, , tradição