Causa animal em foco: Ações conjuntas da Prefeitura no combate à Leishmaniose em Itapecerica

Publicado em: 21 de Julho de 2025 . Última Atualização: 21 de Julho de 2025


A Prefeitura de Itapecerica está trabalhando incansavelmente para atender às necessidades dos animais em nossa cidade, com um foco especial no combate à Leishmaniose Visceral Canina. Queremos que você saiba que nossas equipes dedicadas da Secretaria Municipal de Saúde e da Causa Animal através da Secretaria de Meio Ambiente, estão unindo esforços para proteger a saúde de todos, sejam humanos ou animais.

 

Nossas ações e resultados no combate à Leishmaniose

Em março deste ano, após a identificação de um caso positivo de Leishmaniose em um humano, iniciamos um bloqueio de zoonose estratégico no bairro Jardim Alvorada. Nossas equipes agiram rapidamente, estabelecendo um raio de 300 metros da residência para as ações de controle. Até o momento, já testamos 93 animais nessa área, e estimamos que faltam apenas cerca de 15 para concluir a testagem.

 

Dos 93 animais testados no bloqueio, 10 apresentaram resultado positivo para a doença. Desses, 3 já estão recebendo tratamento, 1 foi cuidado particularmente por seu tutor, e outros 4, infelizmente, vieram a óbito. Os 2 casos restantes estão sob acompanhamento e direcionamento da prefeitura.

 

Além das ações de bloqueio, continuamos a realizar exames por demanda espontânea em toda a cidade. Até agora, 38 animais foram testados por esse meio, com 9 resultados positivos. Desses, um animal está em tratamento, e 3 casos recentes ainda aguardam o direcionamento de seus tutores para as próximas etapas.

 

A Responsabilidade Compartilhada: Prefeitura e Tutores

É fundamental reforçar que a Prefeitura de Itapecerica oferece todo o direcionamento, apoio e as ferramentas necessárias para o controle e prevenção de doenças como a Leishmaniose. Nossas equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão nas ruas, realizando testes, oferecendo orientações e executando as ações de controle de forma contínua.

 

No entanto, é crucial lembrar que, com exceção dos animais em situação de rua, a responsabilidade principal pela saúde, bem-estar e controle da Leishmaniose de cada animal é de seus próprios donos ou tutores. Isso inclui levar o animal para testagem, seguir as orientações veterinárias, realizar o tratamento adequado e tomar as medidas preventivas indicadas.

Juntos, poder público e cidadãos, podemos fazer a diferença na saúde dos nossos animais e na prevenção de doenças em Itapecerica. Contamos com a sua colaboração!

 

Tem dúvidas ou precisa solicitar um exame para seu pet? Entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente!

 



TAG's: Causa, animal, foco:, Ações, conjuntas, Prefeitura, combate, Leishmaniose, Itapecerica, Prefeitura, Itapecerica, está, trabalhando, incansavelmente, para, atender, necessidades, animais

Inicial | Voltar
Link permanente: