Bacia do rio Gama é beneficiada com 230 barraginhas

As barraginhas têm a função de captar as enxurradas, propiciando a infiltração lenta destas águas no solo
Publicado em: 16 de Agosto de 2017 .


As obras do Programa de Revitalização das Sub-bacias Hidrográficas do Rio São Francisco em Minas Gerais já estão sendo realizadas na sub-bacia do Rio Gama, que abastece a cidade de Itapecerica, no perímetro compreendido entre as nascentes na região do Barreiro até a região de Barro Preto. O município foi beneficiado com a construção de 230 bacias de captação de água de enxurradas, mais conhecidas como barraginhas ou cacimbas, e oito quilômetros de terraços (curvas de nível).

Até agora estão inscritas 38 propriedades. Nelas já foram locadas 125 barraginhas e aproximadamente quatro quilômetros de terraços, de acordo com os critérios técnicos e especificidades de cada propriedade.

O objetivo principal do projeto é a contenção de processos erosivos no solo. As águas que caem nas terras de cultivo são captadas pelos terraços, destinados a conter as enxurradas, forçando a infiltração da água pelo solo ou a drenagem lenta e segura do excesso d’água. As barraginhas têm a função de captar as enxurradas, acumulando-as e armazenando-as por algum tempo, de modo a propiciar a infiltração lenta destas águas no solo, diminuindo os efeitos da erosão e melhorando a recarga dos aquíferos subterrâneos.

Para o município de Itapecerica foram destinados R$ 73.999,10 do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. A Diretoria de Agricultura da Prefeitura e a Emater-MG são parceiras na execução dos trabalhos.

 




TAG's: Meio ambiente, água, barraginhas

Inicial | Voltar
Link permanente: