Audiência Pública para criação de Conselhos Municipais tem grande adesão popular

Áreas diversas serão contempladas pelos sete Conselhos que serão constituídos na cidade
Publicado em: 10 de Fevereiro de 2017 . Última Atualização: 10 de Fevereiro de 2017

Cerca de 70 pessoas, entre elas empresários, comerciantes, integrantes de sindicatos e de organizações do Terceiro Setor, participaram da Audiência Pública que a Prefeitura realizou na quarta-feira, 8 de fevereiro, na Câmara Municipal, visando à constituição de Conselhos Municipais. O prefeito Wirley Reis destacou a importância dos Conselhos para o desenvolvimento da cidade e também como espaço de participação direta da sociedade na administração do município, em cumprimento ao compromisso de exercer uma gestão participativa. Os presentes na Audiência fizeram um credenciamento em que escolheram os Conselhos que desejam compor. O próximo passo será a realização de reuniões com os interessados em integrar cada Conselho.

Os Conselhos Municipais que serão constituídos em Itapecerica são Desenvolvimento Urbano Sustentável, Desenvolvimento Econômico e Social, Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Desenvolvimento Rural Sustentável, Segurança Alimentar Nutricional Sustentável, Esporte e Lazer e Turismo. Os Conselhos, em seus diversos segmentos e áreas temáticas, obedecem a critérios dos governos Federal e Estadual e têm por objetivo não apenas promover e integrar as políticas públicas, como também garantir a participação da sociedade nas decisões relativas ao desenvolvimento da cidade.

A coordenadora Municipal de Assuntos Institucionais e Parlamentares, Elisabeth Tavares, ressaltou que importantes recursos repassados aos municípios pelo Governo Federal estão condicionados à formação dos Conselhos. “Será realizado um diagnóstico das potencialidades de desenvolvimento da cidade para que possa ser elaborado o Plano de Desenvolvimento do Município de Itapecerica”, explicou.

O chefe do Gabinete de Gestão Estratégica da Prefeitura, Marcelo Almeida, também falou sobre a importância dos Conselhos na busca de recursos e como canal entre o poder público e a sociedade.

Quem tiver interesse em participar de um Conselho Municipal pode entrar em contato com a Coordenadoria Municipal de Assuntos Institucionais e Parlamentares pelo telefone (37) 3341-8503 ou pelo e-mail coordenadoriainstitucional@itapecerica.mg.gov.br.

TAG's: Audiência, Pública, para, criação, Conselhos, Municipais, grande, adesão, pupular