Agência do INSS volta a funcionar em Itapecerica

Publicado em: 11 de Maio de 2018 .

Depois de muita luta, finalmente os serviços oferecidos pelo posto avançado de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Itapecerica estão sendo regularmente prestados aos cidadãos. Entraves burocráticos – a substituição da presidência do INSS, a assinatura e publicação no Diário Oficial da União do acordo de cooperação técnica entre a instituição federal e a Prefeitura, o treinamento dos funcionários do Município e a liberação de senha para os mesmos – fizeram com que a regularização dos atendimentos, exclusivos para a população itapecericana, fosse adiada por diversas vezes.

O acordo que viabilizou a implementação no município da modalidade de atendimento a distância permite que no posto seja efetuado o requerimento eletrônico de serviços como aposentadoria por idade rural e urbana, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria urbana, auxílio reclusão, cópia de processos, pensão rural e urbana, revisão, salário maternidade rural e urbano. Os requerimentos e toda a documentação são digitalizados, encaminhados para agências de menor demanda de espera e avalizados por técnicos capacitados para a concessão dos benefícios. Diversos outros serviços podem ser acessados pelos próprios segurados no site Meu INSS. Tudo isso possibilita maior agilidade no atendimento à população.

“Essa é uma grande conquista para a cidade, pois enfrentamos muitas dificuldades políticas para que os serviços do INSS fossem efetivamente oferecidos em Itapecerica. Precisei me deslocar várias vezes até Brasília e fazer muitas articulações na busca por respostas positivas. Foi uma verdadeira luta, mas que agora se encerra com o nosso êxito. Agradeço imensamente ao deputado federal Marcelo Aro, que não poupou esforços para que tudo desse certo, usando sua força política e fazendo a ponte entre a Prefeitura e o INSS”, esclarece o prefeito Wirley Reis (Têko).

O posto do INSS fica na rua Juscelino Kubitscheck, 134, loja A, no Centro de Itapecerica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

TAG's: INSS, agência