Trajeto que ligava Minas Gerais e Goiás será mapeado

Publicado em: 19 de Janeiro de 2021 .

O prefeito Wirley Reis (Têko) recebeu, hoje, o expedicionário do Caminho Real do Sertão – Picada de Goyaz, Eduardo Valente, integrante da comissão que fará o mapeamento do trajeto que, nos séculos XVIII e XIX, interligava os estados de Minas Gerais e Goiás. Itapecerica faz parte do percurso, conhecido como Caminho Novo da Picada de Goiás, e apresenta grande importância histórica e cultural.

O mapeamento visa, além de promover o resgate histórico e cultural, fomentar o turismo nas regiões por onde passa a picada, que vai de São João Del Rey a Paracatu, passando por quase trinta municípios e distritos. Serão realizadas expedições para reconhecimento do trajeto e registro de atrativos turísticos, tanto naturais quanto históricos, que remetam ao período colonial.

O objetivo do projeto é tornar o caminho conhecido e acessível, bem como identificar os seus potenciais e necessidades, o que auxiliará no direcionamento de ações – como demarcação de pontos relevantes, formatação de catálogos e divulgação de informações – e permitir o máximo aproveitamento da gestão do turismo regional.

O Caminho Real do Sertão – Picada de Goyaz é um percurso feito em grande parte em meio à natureza e faz alusão às viagens empreendidas nos séculos XVIII e XIX por desbravadores, aventureiros, exploradores europeus, entre outros grupos ligados à corrida do ouro, que deu origem ao povoamento de grande parte dos territórios mineiro e goiano. Com esta pesquisa será possível identificar o trajeto mais próximo da rota utilizada pelos antigos exploradores.

“Como prefeito de um dos municípios que fazem parte do percurso, irei me empenhar para colocar a rota em movimento e para transformá-la em um destino turístico de destaque”, salientou o prefeito Têko.

TAG's: Turismo, mapeamento, Picada de Goiás