Tradicional desfile cívico acontece mesmo embaixo de chuva

Publicado em: 21 de Novembro de 2023 . Última Atualização: 20 de Agosto de 2024

Na noite de domingo foi realizado o Desfile Cívico em comemoração aos 234 anos de emancipação político-administrativa do Município de Itapecerica, na rua principal da cidade. O cortejo é uma das mais tradicionais e tocantes demonstrações de cidadania e amor à nossa terra. A cada ano, fica clara a alegria, o encantamento e a emoção de todo o público.

O evento conta, em todas as edições, com a participação de escolas, clubes de serviço, companhias de dança, empresas e entidades representativas. Este ano, a chuva não deu trégua na noite do desfile, o que colocou em dúvida até a viabilidade de realização do mesmo. A Prefeitura achou por bem, levando em consideração toda a preparação feita com tanto carinho e empenho por todos os participantes, deixar a critério de cada instituição e de cada integrante dos pelotões sair ou não, mesmo embaixo de chuva.

Cada entidade analisou a viabilidade de participar, levando em conta tanto questões humanas quanto materiais. Algumas ficaram impossibilitadas e, infelizmente, não desfilaram. Outras quiseram desfilar e assim o fizeram. Apesar dos transtornos, o cortejo foi lindo. Ainda que reduzido, o público teve a oportunidade, mais uma vez, de se emocionar com o som marcante das fanfarras e de acompanhar a beleza e graciosidade dos demais pelotões, em um desfile, como sempre, majestoso.

"Quero deixar claro que, ao tecer elogios às instituições que desfilaram, não estou de maneira alguma criticando ou desmerecendo as que não puderam participar. É óbvio que todas queriam fazer parte do evento, aguardaram até o último momento que a chuva parasse e só não desceram a avenida com seus pelotões porque ficou inviável. A elas dirijo os mesmos agradecimentos destinados às entidades que desfilaram", esclarece o prefeito Wirley Reis (Têko). "Inclusive, todas as instituições estão convidadas a participar da Parada de Natal, no dia 1º de dezembro, na abertura do Natal Iluminado 2023. Será uma grande honra contar com a presença de todas no cortejo natalino. Peço que procurem a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes a fim de alinhar tudo direitinho", completa Têko.

Quanto às imagens publicadas nas redes sociais do prefeito, ele esclarece que, por causa da chuva, houve um período de indefinição sobre a possibilidade de realização do desfile e sobre o horário de saída do mesmo. Por isso, o cinegrafista e o fotógrafo contratados perderam o início do cortejo, o que impossibilitou o registro dos primeiros pelotões. Infelizmente, a chuva causou diversos transtornos, entre eles a dificuldade na produção das imagens, que ficou bastante prejudicada. "Mesmo com todos os contratempos, conseguimos fazer um Desfile Cívico memorável. Muito obrigado e parabéns a todos os envolvidos", finaliza Têko.

TAG's: Desfile cívico, 234 anos, emancipação