Réplica de locomotiva é instalada no futuro Mercado Municipal Mineirinho

Publicado em: 24 de Junho de 2024 . Última Atualização: 25 de Junho de 2024

Já está instalada no Mercado Municipal Mineirinho a locomotiva que será um dos grandes atrativos do local, a ser inaugurado nos próximos meses. A primeira estação de trem da sede de Itapecerica, inaugurada em 1906, se localizava nas proximidades de onde hoje se situa a loja de autopeças do senhor Antônio Fernandes. Na década de 1920 a estação foi transferida para a área central da cidade, no local onde está em construção o Mercado Municipal Mineirinho. Desativada em 1967, foi demolida em 1978.

É fascinante conhecer um pouco da história das locomotivas antigas e seu papel crucial no transporte de riquezas e pessoas, em uma época em que o trem era o principal meio de transporte e desempenhava um papel fundamental na economia e na conexão entre os diferentes lugares. É interessante destacar como essas locomotivas não apenas transportavam produtos valiosos, como café, ouro e louças, mas também faziam parte da vida cotidiana das comunidades, proporcionando uma maneira única de viajar e explorar novos destinos.

O transporte ferroviário teve grande importância e influência no desenvolvimento de Itapecerica. E agora teremos a réplica fiel dessa incrível máquina no Mercado Municipal Mineirinho, restaurado nos moldes da antiga estação, com o intuito de resgatar este tempo áureo, consequentemente fomentando o turismo e a geração de emprego e renda. Promover a conservação e valorização da memória desse patrimônio histórico é uma maneira de honrar o legado deixado pelas locomotivas antigas e manter viva a história para as futuras gerações.

(Com informações de Vania Maria Gondim e Antônio Carlos Faria Paz)

TAG's: Réplica, locomotiva, Mercado Municipal