Prefeitura realiza castração de cães e gatos

Iniciativa foi realizada em parceria com a Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis
Publicado em: 28 de Maio de 2020 .

Em uma ação emergencial, a Prefeitura promoveu nesta quarta-feira, 27 de maio, a castração de cães e gatos, visando ao controle populacional ético desses animais, em especial os que vivem nas ruas. Foram esterilizados 45 cães e gatos, a maioria fêmeas.

O método utilizado na esterilização das fêmeas foi a castração pelo flanco (lateral), cirurgia com cicatrização mais rápida e segura, o que permite que os cães e gatos possam retornar logo ao seu ambiente de origem.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis (APA Ita), que desenvolve um brilhante trabalho em Itapecerica. "Agradeço aos voluntários, que propuseram a ação e doaram o seu tempo para colaborar na execução dos trabalhos, assim como à secretária municipal de Saúde, Lara Dias, e aos funcionários da Prefeitura Zé Bigode e Antônio da Sucam, pelo empenho de sempre", disse o prefeito Wirley Reis.

Ao longo da atual gestão municipal já foram efetuadas, além das de hoje, 750 castrações. Passada a pandemia de Covid-19, a Prefeitura irá retomar o exitoso programa de esterilização nos bairros, distritos e zona rural do município. "Esta é uma importante questão de saúde pública e também um gesto de amor", salientou o prefeito.

TAG's: castração, cães, gatos