Prefeitura implementa medidas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas do município

Foram estabelecidas diretrizes indispensáveis e emergenciais nos âmbitos do município, da família e da escola
Publicado em: 18 de Abril de 2023 . Última Atualização: 18 de Abril de 2023

A segurança nas escolas tem sido uma das pautas de maior relevância e urgência para a administração municipal. Desde a recente tragédia vivenciada em uma creche da cidade de Blumenau (SC), várias outras notícias têm sido veiculadas a respeito do crescente registro de violência no ambiente escolar, o que tem provocado uma generalizada sensação de insegurança, inclusive em Itapecerica.

Diante desse contexto, a Prefeitura está implementando medidas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas do município, tendo como princípio norteador o desenvolvimento da cultura da não-violência. Foram estabelecidas, por meio do Decreto Municipal 043/2023, diretrizes indispensáveis e emergenciais para a efetivação da segurança escolar nos âmbitos do município, da família e da escola. O Município irá promover estudos para adequação orçamentária e financeira que garanta o atendimento das diretrizes estabelecidas em curto e médio prazos.

No intuito de viabilizar com maior eficiência as medidas propostas, foi instituído um Grupo de Trabalho Multidisciplinar, que deverá sugerir políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. O grupo conta com a participação de setores estratégicos da administração municipal, de conselhos municipais, das polícias Civil e Militar, entre outros segmentos.

O que se busca é garantir a proteção, a segurança e o bem-estar da comunidade escolar, cuidando não só dos espaços físicos interiores e exteriores, desde as salas de aula até os arredores das unidades educacionais, mas principalmente do desenvolvimento pessoal de todos que compõem a rede de ensino.

"Também é importante ressaltar que devemos ficar atentos à veracidade das informações que circulam nas redes sociais e espalham pânico entre as famílias", salientou o prefeito Wirley Reis. "O compartilhamento de notícias falsas, as famosas 'fake news', só pioram a sensação de insegurança e, muitas vezes, atrapalham as ações do poder público, sobretudo, das forças de segurança", ressaltou.

O prefeito afirmou também que a administração municipal está inteiramente comprometida a garantir a segurança nas escolas do município, inclusive com a adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas, do Governo Federal, e demais programas federais e estaduais que tratem sobre o tema.

"Grandes são os desafios. No entanto, com planejamento e muito trabalho vamos superar mais esse, estabelecendo um novo paradigma para a atual geração, de um ambiente mais pacífico, e deixando um legado para o futuro, quando, com as bênçãos de Deus, não será preciso lidar com adversidades desse tipo", finalizou.

O Decreto 043/2023, que dispõe sobre as políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas do âmbito do município de Itapecerica, está disponível na aba "Legislação Municipal" deste site.

TAG's: prevenção, enfrentamento, violência, escolas